A Origem

O Curso de Terapia de Casal ministrado por Regina França e Vanda Di Yorio nasceu de uma troca intensa entre as duas profissionais ao longo de suas carreiras, sobre suas experiências teóricas e clínicas. Desse diálogo e troca de vivências o curso foi se consolidando, inicialmente de forma intuitiva para depois ganhar uma metodologia própria. Está em formação a 12ª. turma com 28 alunos, que se encerra ao final de 2023.

Com as experiências acumuladas ao longo dos anos Regina e Vanda montaram um projeto de formação em terapia de casal que pudesse contemplar profissionais interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre dinâmica conjugal e, ao mesmo tempo, desenvolver métodos de intervenção no processo terapêutico com casais. Também pensaram na necessidade de aprimoramento profissional de terapeutas que moram fora da cidade de São Paulo, e que preferem se deslocar para cá apenas uma vez ao mês.

Algumas pesquisas (Lebow, 1997; Sagger, 1980) mostram uma tendência dos terapeutas de casal e família a buscar uma orientação teórica mais abrangente, apontando para a integração de 2 ou mais teorias, o que favorece uma compreensão mais ampla do comportamento humano e possibilita uma maior flexibilidade no tratamento.

A ênfase nos aspectos intrapsíquicos ou nos aspectos interpessoais, alem de ser uma separação artificial, nos parece limitante. O interpessoal e o intrapsíquico não são alternativas opostas, mas dois pólos de um processo dialético. Com essa crença foi estruturado o programa de formação em Terapia de Casal, com base na Teoria Sistêmica, na Teoria Junguiana e no Psicodrama.

A Teoria dos Sistemas enfoca a família ou o casal como um sistema complexo, responsável pela formação e desenvolvimento dos indivíduos; todos os seus membros formam partes que interagem e se influenciam de forma circular e recorrente, sempre relacionados ao contexto. A visão sistêmica é fundamental para a compreensão do casal, de sua complementaridade e seus padrões de relacionamento, e para a busca de mudanças através de suas intervenções terapêuticas.

A Teoria Junguiana se aprofunda no indivíduo e enfatiza seu funcionamento psíquico – o intrapsíquico - sem desconsiderar a importância de suas relações com o outro no seu processo de individuação pessoal e conjugal.

O Psicodrama compreende o indivíduo a partir de suas relações com o outro, sendo essencialmente uma teoria vincular, o que favorece a compreensão dos conflitos e a intervenção com casais.

Este curso foi estruturado a partir desses três modelos teóricos e desenvolve uma abordagem integrativa.

Regina e Vanda acreditam que estes três modelos se complementam e que a diversidade teórica e diferentes formas de intervenção levam a uma maior eficácia na terapia de casal.

As duas profissionais crêem ser fundamental uma compreensão sistêmica dos relacionamentos conjugais, que inclua aspectos intrapsíquicos e interpessoais e que essa forma mais abrangente de se entender o casal abre muitos caminhos durante o processo terapêutico.

Este é o objetivo deste curso: percorrer o caminho da Terapia de Casal discutindo diferentes conceitos ligados aos modelos teóricos junguiano, psicodramático e sistêmico, sem, no entanto fazer uma amálgama destas teorias; treinar diferentes métodos de intervenção; desenvolver uma postura ética especifica no atendimento a casais. Esta visão multifacetada promove o desenvolvimento do papel de Terapeuta de Casal de uma forma mais integrada.


Histórico

Regina França e Vanda Di Yorio se formaram em Psicologia na PUC, e em 1982 iniciaram a formação em Psicodrama, na Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP); a partir dai passaram a realizar juntas algumas atividades sobre casais e famílias.

Em 1987/1988 montaram seu primeiro curso sobre terapia de casal sob a ótica psicodramática, na SOPSP. Em seguida formaram o Núcleo de Casal da Sociedade de Psicodrama de São Paulo, que foi coordenado por Regina durante diversos anos.

Vanda foi aprofundar seus estudos sobre a teoria junguiana – sua paixão desde a graduação – fazendo sua formação na Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA), enquanto Regina retomou seus estudos sobre casal e família, mergulhando na teoria sistêmica.

Em 1993 as duas fizeram parte do movimento histórico que criou a Associação Paulista de Terapia Familiar de São Paulo, que organizou o primeiro Congresso Brasileiro de Terapia Familiar em 1994. Regina ocupou o cargo de vice-presidente nesta primeira diretoria, e mais tarde na gestão 2002-2004.

Vanda realizava grupos de estudos sobre casal na abordagem junguiana e a partir desta experiência criou em 2000 o Núcleo de Casal e Família na SBPA, o qual coordena até hoje.

Regina começou a dar supervisão e fazer trabalhos grupais, utilizando o Psicodrama, no curso de pós-graduação da PUC ”Familia: Dinâmica e Processos de Mudança”. Em 1996 foi convidada a constituir o grupo de psicodramatistas que criou o curso “Terapia Familiar em Hospital”, na Escola Paulista de Medicina / UNIFESP.

Desde o inicio da formação em Psicodrama as duas se interessaram por apresentar suas idéias e trocar experiências em Congressos de Psicodrama, de Teoria Junguiana e de Terapia de Família (o primeiro foi apresentado em conjunto com mais duas colegas, em 1983, com o título “Re-matrizando a relação pais – filhos”). Ambas apresentaram diversos trabalhos, workshops, mesas redondas, cursos... tanto individualmente quanto em parceria ao longo dos anos.

Ao final dos anos 90 existiam em São Paulo diversos cursos de formação em Terapia Familiar, nos quais a Terapia de Casal não era o foco prioritário. Em 1999 Regina e Vanda se uniram novamente, com suas trajetórias individuais no campo da psicologia, mais especificamente na área de terapia de casal e família, para a consolidação deste Curso de Terapia de Casal, que iniciou sua primeira turma no ano 2000. Desde então, a cada dois anos forma-se uma nova turma, tendo se formado mais de 200 profissionais de diversas cidades e estados do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná Bahia, Minas Gerais).